O projeto Repositório de Arte Rupestre de Acesso Aberto - COA/OVD/0097/2019, foi um dos sete projetos de investigação aprovados pela FCT, no âmbito do Vale do Côa International Research Awards.
Este projeto visa aumentar o conhecimento sobre a arte rupestre da Idade do Ferro e das sociedades que as criaram, bem como construir novas redes de melhores práticas para apoiar a preservação e disseminação aberta de dados arqueológicos e a criação de parcerias de pesquisa mais inclusivas.
» Concluído em 2022
» Concluído em 2020
Colaboração com a Junta de freguesia de Dume
» Concluído em 2018
Projeto contratualizado com a RTP para a produção de conteúdos multimédia para programa de televisão intitulado Escrito na Pedra, a inserir na programação da RTP2, que vida a divulgação do património arqueológico.
» Concluído em 2013
Trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto de “Conservação, Estudo, Valorização e Divulgação do Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do rio Terva’, Boticas (protocolo MB/UM), tendo em vista a produção de conteúdos expositivos.
» Concluído em 2013
Produção de conteúdos sobre a evolução histórica e arquitetónica da fortaleza de Valença e do Castelo de Melgaço.
» Luis Fernando Oliveira Fontes
» Paulo José Correia Bernardes
» Concluído em 2013
Projeto internacional, financiado pelo Programa Cultura 2010, desenvolvido em colaboração com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Toulouse, a Universidade de Girona; a Universidade de Rovira i Virgil e pelo Consiglio Nazionale delle Ricerche. Istituto per la Conservazione e la Valorizzazione dei Beni Culturali - Sezione di Roma lider do projeto). O projeto teve por objetivo promover a valorização do património igado à água na área mediterrânica.
Elaboração de bases de dados sobre o património da água, realização de workshops temáticas, celebração de um congresso e produção de um website (http://www.watershapes.eu). Os resultados deste projeto, no âmbito do património da água de Braga pode ser consultado neste site através do link .
» Concluído em 2012
Remontagem e musealização do troço do aqueduto romano identificado e escavado pela UAUM, entre 2002-2003, aquando da preparação do terreno para a construção da Escola de Direito da U. do Minho. Foram igualmente produzidos os conteúdos destinados a explicar o monumento.
Musealização do troço do aqueduto romano detetado em escavações realizadas nos terrenos onde foi construída a Escola de Direito da UMinho, no Campus de Gualtar. As ruínas podem ser visitadas e disponibiliza-se ao visitante informação sobre o aqueduto.
» Concluído em 2010
» Concluído em 2009
Projeto desenvolvido no âmbito de protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Monção, destinado a produzir os conteúdos referentes ao Castro de S. Caetano a disponibilizar no respetivo Centro de Interpretação, inaugurado em 2009
Produção de conteúdos e montagem da exposição permanente do Centro de interpretação de Arqueologia do Castro de S. Caetano (Monção).
» Concluído em 2009
Projeto solicitado pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico para instalar a componente expositiva do futuro Museu de Arte do Vale do Côa. No âmbito deste projeto a Unidade de Arqueologia coordenou a acção das diferentes equipas responsáveis pela produção dos conteúdos expositivos do museu. Foi ainda responsável pela adequação multimédia dos referidos conteúdos. Coube ainda à Unidade de Arqueologia produzir os conteúdos generalista de natureza arqueológica que integram o site do museu.
Conjunto de aplicações multimédia e de vídeos que são disponibilizados aos visitantes do Museu do Côa.
» José Luiz Meireles Batista
» Natália Maria da Costa Botica
» Paulo José Correia Bernardes
» Concluído em 2010
Projeto desenvolvido em colaboração com o CCG/Guimarães, no âmbito do Projeto “Braga Digital”. Teve por objetivo a produção de conteúdos multimédia para os núcleos arqueológicos sob gestão da Câmara Municipal de Braga (Escola Velha da Sé, Fonte do Ídolo e Termas do Alto da Cividade), bem como para os Miradouros Virtuais que serão instalados no Sameiro.
Foram produzidos vários conteúdos multimédia, baseados nos estudos e escavações realizadas na Fonte do Ídolo, na Escola Velha da Sé e nas termas romanas do Alto da Cividade, que pretendem explicar a história dos sítios, bem como o significado arqueológico e histórico dos locais que se encontram abertos ao público, sob responsabilidade da Câmara Municipal de Braga. Toda a informação foi inserida em monitores multimédia que permitem ao visitante a compreensão das ruínas.
» Concluído em 2009
Projeto internacional financiando pelo INTERREG III A Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha. Participaram no projeto a Câmara Municipal de Terras de Bouro, a Câmara Municipal de Amares, o Ayuntamento de Lobios (Espanha), o Instituto de Conservação da Natureza, a Xunta de Galicia (Espanha), a Região de Turismo do Alto Minho, a Região de Turismo Verde Minho, a Universidade do Minho, a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), a Fundación Aquae Querquernea – Via Nova (Espanha) e o Grupo Arqueolóxico Larouco (Espanha).
» Concluído em 2006
Projecto interdisciplinar, financiado pela Sociedade Martins Sarmento, que contou com a colaboração de arqueólogos e especialistas de computação gráfica.
Teve como objectivo o desenvolvimento de meios de divulgação multimédia (4 quiosques temáticos, Vídeo e CD-ROM) para o Museu da Cultura Castreja
» Concluído em 2004
Projeto internacional financiando pelo INTERREG III A Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha. Participaram no projeto a Câmara Municipal de Terras de Bouro, a Câmara Municipal de Amares, o Ayuntamento de Lobios (Espanha), o Instituto de Conservação da Natureza, a Xunta de Galicia (Espanha), a Região de Turismo do Alto Minho, a Região de Turismo Verde Minho, a Universidade do Minho, a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), a Fundación Aquae Querquernea – Via Nova (Espanha) e o Grupo Arqueolóxico Larouco (Espanha).
» Concluído em 2004
Projeto internacional, financiado pelo Programa Cultura 2000, desenvolvido em colaboração com o Museu d’Història de Tarragona e Ajuntament de Tarragona, Universidad de Córdova, Consorcio de Mérida, CNRS e a Superintendência dos Foros de Roma. O projeto teve por objetivo a a produção de informação destinada a divulgar as cidades europeias que foram capitais provinciais do Império Romano.
Para além de informação multimédia produzida foi montada uma página Web que inclui o património das cidades envolvidas no projeto e realizado um Congresso Internacional intitulado “Roma y las capitales de las provincias occidentales”
» Concluído em 2002
Projeto internacional, financiado pelo Programa Cultura 2000, desenvolvido em colaboração com a Fundación Municipal de Cultura del Ayuntamiento de Gijón (Espanha), líder do projeto, a Tyne and Wear Museums (Reino Unido) e a Universidade do Minho. O projeto teve por objetivo a realização de uma exposição virtual tendo por base a utilização dos modelos das termas de Bracara Augusta, Gijón e Segadunum (UK).
Organização de uma apresentação sobre as termas romanas recorrendo a modelos virtuais das mesmas, produzidos pelos três parceiros do projeto; edição em três línguas de um livro e de um DVD com a apresentação virtual referida, sob o título “ Espaços de lazer, convivência e cultura no Arco Atlântico. Os banhos públicos como símbolo da era romana”; organização de um Congresso Internacional, em Gijon, com o tema “Unidade e Diversidade no Arco Atlântico”.
» Concluído em 2002
Projecto interdisciplinar, financiado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que contou com a colaboração de arqueólogos e especialistas de computação gráfica.
Teve como objetivo retratar a evolução da ocupação humana no Monte do Pilar, na Póvoa de Lanhoso.
» Concluído em 2003
Projecto interdisciplinar, financiado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico, que contou com a colaboração de arqueólogos, historiadores, arquitectos e especialistas de computação gráfica.
Retratar a evolução da ocupação humana do sítio, bem como a evolução da estrutura edificada do Mosteiro de S. Martinho de Tibães.
» Luis Fernando Oliveira Fontes
» Paulo José Correia Bernardes
» Concluído em 2004
Projeto interdisciplinar que contou com a colaboração de historiadores, arquitectos e especialistas de computação gráfica, financiado pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, que integrou a UAUM e o Centro de Computação Gráfica.
Teve em vista a elaboração de um sistema de Registo Multimédia para o Património.
» Concluído em 1999
Projeto centrado na problemática da valorização da informação arqueológica da arqueologia urbana, tendo como estudo de caso a cidade romana de Bracara Augusta.
Elaboração de propostas para a valorização do património arqueológico da cidade de Braga, desenvolvidas no âmbito de uma tese de Mestrado.
» Concluído em 2000
Projeto interdisciplinar, financiado pela Fundação Bracara Augusta, que contou com a colaboração de arqueólogos, arquitetos e informáticos. O projeto teve em vista a resconstituição virtual do urbanismo e da arquitetura de Bracara Augusta.
No âmbito deste projeto foi produzida informação multimédia variada, tendo sido realizados os primeiros modelos 3D do urbanismo e dos edifícios romanos de Braga, designadamente das termas do Alto da Cividade e da domus das Carvalheiras. Toda a informação foi reunida em quiosques multimédia e num CD, editado em várias línguas, tendo ainda sido realizada uma exposição itinerante sobre a descoberta de Bracara Augusta.
» Maria Manuela dos Reis Martins
» Paulo José Correia Bernardes
» Concluído em 2001
Projeto internacional, financiado pela CE, no âmbito do Programa Raphael, que integrou investigadores da Universidade do Minho, da Universidade Autónoma da Barcelona e da Universidade de La Sapienza, Roma. Este projeto, teve em vista a implementação de um modelo de desenvolvimento cultural e turístico dos sítios de fundação romana.
No âmbito deste projeto foi produzida informação de divulgação sobre Bracara Augusta, foi editado um DVD, relativo a várias cidades romanas e realizado um Congresso científico sobre a divulgação do património arqueológico das cidades do ocidente romano.
» Concluído em 2001
©2025 - Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho