» Concluído em 2020
Projeto contratualizado que incluiu a realização de escavações arqueológicas, levantamentos e a elaboração de relatórios no âmbito do projeto de intervenção arquitetónica de adaptação a Centro de Interpretação da Rota do Românico.
» Concluído em 2013
» Concluído em 2012
Tendo em vista proceder ao enquadramento geoarqueológico das paleo-ocupações humanas registadas no vale do rio Sabor, mais especificamente na área de influência da construção do Empreendimento do Baixo Sabor, foi estabelecido um programa de pesquisa tendo por objectivo proceder ao estudo, à macro-escala, dos terraços fluviais deste rio.
» Concluído em 2014
Projeto inserido no âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Valença, que visa a realização do inventário arqueológico do concelho de Valença.
Execução de pesquisa documental e bibliográfica, prospeção de campo e registo de sítios/monumentos.
» Concluído em 2018
Execução de escavações arqueológicas no âmbito da adaptação do convento a Pousada da Juventude e elaboração dos respetivos relatórios.
» Concluído em 2012
» Concluído em 2011
Projeto desenvolvido no âmbito do protocolo com a Câmara de Boticas.
» Concluído em 2018
Projeto desenvolvido no âmbito do protocolo entre a Universidade do Minho e a Câmara Municipal de Vieira do Minho. Incluiu a realização de sondagens arqueológicas e de estudos sobre o sítio romano da Igreja Velha.
Realização de 3 campanhas de escavação (2010, 2011 e 2012) no lugar da Igreja, em Cantelães. Realização de sondagens geofísicas (2012). Elaboração de uma exposição.
» Concluído em 2018
» Concluído em 2012
Projeto financiado pela FCT no âmbito de bolsa de Pós-DOC. Teve por objetivo o estudo do povoamento romano do convento bracarense, associado à exploração mineira e a avaliação do impacte ambiental das explorações mineiras de ouro e chumbo.
Inventário e análise do povoamento romano do convento Bracarense, das explorações mineiras de ouro, estanho, ferro e da rede viária associada quer ao povoamento quer à atividade mineira. Foi igualmente realizado o inventário das explorações mineiras de chumbo, tendo-se procurado avaliar os impactes paleoambientais da metalurgia quer do ouro, quer do chumbo, através de análises de águas e de plantas nos locais com maior incidência de exploração mineira.
» Concluído em 2013
» Hidráulica mineira na época romana (2012)
» A mineração do chumbo em Época romana. O exemplo das Minas de Braçal e Malhada (Aveiro) (2011)
» Identification of corrosion products on a medieval copper-silver coin. (2011)
» Aspectos económicos, sociais e políticos no Alto Trás-os-Montes Ocidental (2010)
» O povoamento na segunda Idade do Ferro. Outeiro Lesenho como um dos povoados centrais. (2010)
» Povoamento e rede viária no território de influência de Aquae Flaviae (2010)
» Mecanismos de diferenciação na segunda Idade do Ferro (2009)
» A exploração mineira romana e a metalurgia do ouro em Portugal. Braga (2008)
» As influências mediterrânicas na ourivesaria proto-histórica de Portugal (2008)
» Concluído em 2007
Projeto desenvolvido no âmbito do protocolo com a Sociedade Martins Sarmento, que contemplou a realização de sondagens arqueológicas e de trabalhos de valorização e reinterpretação da Citânia de Briteiros.
Reinterpretação da sequência de ocupação da citânia e do balneário castrejo.
» Trabalhos arqueológicos na Citânia de Briteiros – Campanhas de 2005 e 2006 (2006)
» Citânia de Briteiros: Programa de investigação e valorização do monumento (2006)
» Citânia de Briteiros. Perspetivas recentes sobre a romanização dos castros (2006)
» Citânia de Briteiros. Povoado Proto-histórico. Proto Historic Settlement (Guia) (2006)
Projeto desenvolvido no âmbito de protocolo com a Câmara Municipal de Monção, que visou a revalorização do Castro de S. Caetano, no âmbito do projeto CASTRENOR, financiado no quadro do Programa Europeu INTERREG III A (2005) e, posteriormente, com financiamento do Programa Operacional da Região Norte 2006.
O projeto visou a realização de estudos arqueológicos no povoado, tendo sido ampliada a área escavada nos anos 80 do século XX, tendo em vista a valorização do povoado e a sua adequação à visita. Contemplou igualmente a criação de um centro de interpretação sobre a arqueologia da região de Monção, centrada no universo dos castros, cujos conteúdos foram da responsabilidade da UAUM.
» Concluído em 2009
» Concluído em 2007
» Concluído em 2005
Este projeto visou o estudo do contexto geoarqueológico das ocupações da Pré-história antiga reconhecidas no âmbito do Plano de Minimização de Impactes Arqueológicos. A sua implementação contemplou a efectivação de um conjunto diversificado de iniciativas, umas de terreno, outras de natureza laboratorial e/ou de gabinete. No âmbito das primeiras, assumiram particular relevância os estudos pedo-estratigráficos de campo, consubstanciados na análise, levantamento pormenorizado e interpretação da totalidade dos cortes geológicos susceptíveis de proporcionar informação relativa às formações superficiais quaternárias representadas na área de estudo.
» Concluído em 2005
Estudo da ocupação romana da fachada ocidental do convento bracarense e análise do processo de transformação dos modelos de ocupação da Idade do Ferro.
Análise da ocupação pré-romana e das transformações da organização e da transformação do território da fachada ocidental do convento bracarense. Identificação de um cadastro romano na área envolvente da cidade de Bracara Augusta, confirmado pela descoberta de 2 cipos gromáticos e outros elementos delimitadores das centúrias.
» Concluído em 2008
Dissertação de Doutoramento
» Concluído em 2012
Estudo dos processos de sedimentogenese e significado paleoambiental de depósitos de vertente reconhecidos na região Norte e Centro de Portugal.
» Concluído em 2003
» Concluído em 2010
» Concluído em 2010
Projeto interdisciplinar, financiado pela FCT, no âmbito do programa PRAXIS XXI (PCSH/P/HAR/59/96) entre 1998 e 2002. O projeto visou o estudo da ocupação dos abrigos das Serra da Cabreira, bem como a restituição paleoambiental. Posteriormente a 2005 prosseguiram os estudos do imenso acervo de objetos microlíticos encontrados nas escavações.
Realização de escavações, estudos de materiais e publicação de artigos.
» Concluído em 2003
Análise do registo paleocarpológico encontrado em contextos arqueológicos da Pré História Recente e da Proto História, tendo em vista caracterizar as práticas de alimentação. O projeto foi realizado em colaboração com a Faculdade de Framácia da Universidade de Santiago de Compostela.
Elaboração de uma dissertação de Mestrado em Arqueologia, tendo por base o estudo dos vestígios paleocarpológicos entre o III e o Iº milénio a.C. no NO Peninsular.
» Concluído em 2000
Projeto financiado pelo IPPAR/Ministério da Cultura.
» Concluído em 1996
Projeto pluridisciplinar, financiado pelo FCT, no âmbito do Programa Estímulo para as Ciências Humanas, desenvolvido em colaboração com investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Santiago de Compostela e do Instituto do Quaternário da Universidade de Bordéus I.
O projeto contemplou a realização de trabalhos de prospeção, cartografia, análise das fontes documentais, organização de bases de dados e estudos paleoambientais, no âmbito da Edafologia e da Palinologia. Os resultados saldaram-se na elaboração de uma primeira síntese relativa à evolução da ocupação do território de Braga, entre a Pré. História e a Idade Média e na obtenção dos primeiros referenciais ambientais para a região.
» José Luiz Meireles Batista
» Maria Manuela dos Reis Martins
» Concluído em 1994
Projecto inscrito e financiado pelo Centro de Ciências Históricas e Sociais da Universidade do Minho (CCHS) e pelo IPPC do qual resultou a dissertação de doutoramento intitulada A Paisagem e o Homem na bacia do Cávado durante o II e I milénios AC. Este tinha como objetivo aumentar os conhecimentos sobre a Idade do Bronze e os inícios da Idade do Ferro do curso inferior e médio da bacia do rio Cávado. Contou, também, com o apoio das Câmaras Municipais de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde e da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.
Realização de prospeções na área da bacia fluvial do Cávado e de diversas escavações arqueológicas, entre 1989 e 1999, nos povoados de S. Julião (Vila Verde), Santinha (Amares), Sola/Bouça do Ouro (Braga) e S. João de Rei (Póvoa de Lanhoso). Foram, ainda, realizadas sondagens nos povoados de Cabanas e de Vasconcelos (ambos em Braga) e estudados materiais de antigas escavações. O cruzamento dos dados obtidos permitiu aumentar os conhecimentos sobre o povoamento, a economia, os contextos funerários e a metalurgia da Idade do Bronze e dos inícios da Idade do Ferro desta região.
» Concluído em 1999
» Plant and animal husbandry in the second millennium BC in Northern Portugal (2003)
» Considerações em torno de alguns aspectos económicos do Ferro Inicial no Noroeste Português (2001)
» O povoado da Santinha, Amares, Norte de Portugal, nos finais da Idade do Bronze (2001)
» O povoado da Idade do Bronze da Sola, Braga, Norte de Portugal, (2000)
Este projeto versou a abordagem de duas temáticas essenciais: o estabelecimento da sequência litoestratigráfica e o reconhecimento das principais etapas da evolução morfopedossedimentar das formações quaternárias do litoral do Minho, em especial, do Plistocénico médio final e do Plistocénico superior; a individualização, estudo e caraterização das indústrias líticas pré-históricas que lhe estão associadas.
» Concluído em 1992
Projeto desenvolvido no âmbito da realização de doutoramento, que visou o estudo do povoamento proto-histórico e da romanização da bacia do curso médio do rio Cávado, tendo em vista compreender a evolução da ocupação pré-romana e romana do território onde se implantou, nos finais do século I a.C., a cidade de Bracara Augusta. O projeto foi desenvolvido com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Vila Verde, do ex-IPPC e da UAUM.
Realização de prospeções e de várias campanhas de escavação, entre 1980 e 1985, nos povoados fortificados de S. Julião (5) e Barbudo (3) (Vila Verde) e de Lago (4) (Amares). No âmbito deste projeto foi ainda realizada uma curta intervenção arqueológica no Seminário de Santiago, em Braga. O cruzamento dos dados obtidos permitiu sequenciar a ocupação do território do médio Cávado, entre o Bronze Final e os inícios da romanização do território, visando caracterizar as dinâmicas do povoamento pré-romano e as que se estabeleceram na sequência da fundação de Bracara Augusta.
» Concluído em 1987
» A Idade do Ferro-Iº milénio a.C. A integração no mundo romano (2005)
» As economias da Idade do Bronze: problemática do comércio e intercâmbio (1998)
» The dynamics of change in northwest Portugal during the first millenium BC (1997)
» Construção e manipulação do discurso arqueológico: o mito das raízes étnicas (1996)
» Povoamento e Habitat no NO português durante o Iº milénio a.C. (1995)
» A ocupação romana da região de Braga: balanço e perspectivas de investigação (1995)
» Martins Sarmento e a Arqueologia dos Castros (1995)
» Substrato cultural das etnias pré-romanas do Norte de Portugal (1992)
» O povoamento proto-histórico e a romanização da bacia do curso médio do Cávado, (1990)
» A Proto-História do NO português: Breve balanço dos conhecimentos (1989)
» O castro do Barbudo, Vila Verde. Resultados das campanhas realizadas entre 1983-1985. (1989)
» A Arqueologia dos castros no Norte de Portugal: Balanço e perspectivas de investigação (1988)
» A citânia de S. Julião, Vila Verde. Memória dos trabalhos realizados entre 1981 e 1985 (1988)
©2025 - Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho